• O Mundo da Escrita | de Martin Puchner
Detalhes da Obra

Título:
O Mundo da Escrita
O poder das histórias que formaram os povos e as civilizações

Título original:
The Written World - The Power of Stories to Shape People, History, Civilization

Autoria:
Martin Puchner

Tradução:
Pedro Vidal


Detalhes do Artigo

Estado:
Usado / Como novo

Capa:
Mole

Editora:
Temas e Debates / Círculo de Leitores

Colecção:
-

Edição:
1.ª

Ano de edição:
2018

Páginas:
424

Idioma:
Português

ISBN:
978-989-644-486-0


Sinopse

Martin Puchner conduz-nos numa viagem maravilhosa através dos tempos e à volta do globo, para nos revelar como a invenção da escrita, as histórias e a literatura moldaram o mundo atual. Analisando dezasseis textos fundamentais, selecionados a partir de um universo de mais de 4000 anos de literatura, da Ilíada a Harry Potter, demonstra-nos como a escrita conduziu à ascensão e queda de impérios e nações, ao surgimento de ideias filosóficas e políticas, e ao nascimento de crenças religiosas.
Descobrimos Murasaki, uma japonesa do século XI que escreveu o primeiro grande romance da literatura mundial, O Romance do Genji, seguimos as aventuras de Miguel de Cervantes quando combate os piratas do mar e da literatura, acompanhamos Goethe na sua descoberta da literatura universal, na Sicília, e assistimos à influência crescente de O Manifesto Comunista. Puchner leva-nos a Troia, Pérgamo e à China, fala com o Prémio Nobel Derek Walcott nas Caraíbas e com Orhan Pamuk em Istambul, e apresenta-nos os artesãos da epopeia de tradição oral Sunjata, na África ocidental. Esta deliciosa narrativa também descreve os inventos — as técnicas de escrita, a prensa, o objeto livro — que moldaram povos, comércio e história.
Martin Puchner mostra-nos como a escrita transformou o nosso planeta no mundo da literatura.


Críticas de Imprensa


«Um livro único e fascinante […] A narrativa de Martin Puchner leva-nos aos labirintos e subterrâneos da civilização em momentos cruciais de construção ou reconstrução. Mostra-nos a forma como os "grandes livros" - e os alfabetos, tabuinhas de argila e prensas que permitiram a sua difusão - proporcionaram quer o leme quer as velas para a viagem da humanidade nos vastos oceanos do tempo.»
Elaine Scarry, autora de Naming Thy Name: Cross Talk in Shakespeare’s Sonnets

«Uma odisseia intelectual empolgante.»
Publishers Weekly

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

O Mundo da Escrita | de Martin Puchner

  • 12,80€