• LER - N.º 160 - Verão-Outono 2021
Detalhes da Obra

Título: 
LER
N.º 160 - Verão-Outono
2021


Detalhes do Artigo

Estado: 
Usado / Capa com ligeiros sinais de manuseamento / Miolo em muito bom estado

Capa: 
Mole

Editora: 
Círculo de Leitores

Data da edição: 
Verão-Outono 2021

Páginas: 
128

Idioma: 
Português

ISBN: 
978-972-8493-26-4


Sinopse

CALIGRAFIA. ESCREVER À MÃO É UMA VELHARIA.
É preciso afiar o lápis, encher o tinteiro, comprar carga de tinta, surripiar uma esferográfica, ter um caderno - além de frequentemente perdermos as folhas soltas e manuscritos que o tempo consome como consome tudo. São argumentos para acrescentar à ameaça da «letra de médico», à lentidão, ao espaço de armazenamento e à dificuldade geral de entender a caligrafia dos outros. Nesta edição há textos de Filipa Melo, Magda Barbeita, Yan Qiaorong e Luís Naves.

HEMINGWAY.
Sessenta anos depois do seu suicídio, a vida do escritor americano alimenta mais livros, mais filmes e debates académicos do que qualquer outro. No fundo, trata-se de ver em que medida o homem se tornou prisioneiro do mito até ao ponto em que, confrontado com o tempo, já só desejava «uma saída rápida para tudo isto». Texto de Joaquim Arena.

JIM HARRISON.
Poeta, ensaísta e ficcionista prolífico, o americano Jim Harrison é revisitado por Isabel Lucas - que recorda alguma das passagens mais deliciosas da sua escrita sobre comida, passando pelo encontro com Orson Welles, a descoberta do alho, a disputa entre vinhos tintos e brancos ou a «politização» da gastronomia.

FIALHO.
Fialho de Almeida viveu entre 1857 e 1911, ou seja, entre o triunfo da Regeneração e a queda do regime sob o qual decorreu toda a existência do autor. A monarquia, precisamente, ela, foi um dos seus alvos de eleição. A sua ira e a contundência da sua escrita, porém, mais não fizeram do que aumentar, agudizar-se, à medida que se diversificavam os estímulos da sua ação castigadora, trocista e genialmente irónica - tudo lido por Hugo Pinto Santos.


POESIA INÉDITA.
Antecipamos alguns poemas do novo livro de José Tolentino Mendonça: uma visitação ao passado no seu livro Introdução à Pintura Rupestre.

TUCÍDIDES POR ZOOM.
Miguel Monjardino explica como os seus alunos leram Tucídides durante a pandemia e como o clássico grego pode ensinar-nos a ler o mundo atual.

GILGAMEŠ.
São doze tabuinhas de argila onde está registada, em escrita cuneiforme, a epopeia do rei de Uruk. Diogo Morais Barbosa faz deste texto o tema das suas Questões Clássicas, tal e qual como se estivesse em Nínive.

MIUDAGEM.
Sofia Fraga escolhe alguns dos lançamentos de livros especialmente dedicados a crianças - e, na verdade, aos pais das crianças.

 

LER - N.º 160 - Verão-Outono 2021

  • 4,30€